2010-01 – Molduras, Artes Plásticas na Antena 2

The Lying Chair

The Lying Chair

No próximo dia 4 de Fevereiro de 2010 irá inaugurar uma exposição com trabalhos recentes de Sebastião Resende na Galeria Quadrado Azul, Lisboa, patente até 4 de Março.

The Lying Chair apresenta cinco esculturas em cartão de dimensões variáveis, bem como trabalho fotográfico e desenho. As esculturas apresentam-se no seu estádio primeiro, cuja finalização não exclui o seu carácter de possíveis objectos protótipo, inerência da condição original que patenteia um estado precário da arte.

Partindo do desenho e atravessando as esculturas como início processual, as fotografias remetem-nos para estas numa primeira abordagem, autonomizando-se e propondo uma reflexão no plano da abstracção. Os trabalhos de Sebastião Resende são meditações poéticas sobre operações do poder, da coisa que ainda não existe mas que já cá está. A justaposição de múltiplos referentes e o seu tratamento em diferentes media são ligados por uma abordagem que congrega o metafísico e o telúrico. São obras que interpelam as circunstâncias actuais da intervenção artística, na sequência do que tinha sido apresentado em Abril, no Porto, com Naufrágio Pluma.

Sebastião Resende nasceu em 1954. Iniciou a sua formação artística no Porto nos anos 70, tendo começado a expor individualmente em 78. Em meados dos anos 80, estudou três anos no Japão, e viajou por outras zonas asiáticas, no que foi um primeiro entendimento de uma “globalização” que emergia.

Foram particularmente notadas algumas exposições do início dos anos 90, nomeadamente os destaques que o crítico italiano A. B. Oliva deu ao seu trabalho, tendo-o convidado para diversas exposições internacionais (algumas realizadas e outras inviabilizadas por falta de finacniamento para o transporte das peças). Desde o início da sua carreira Sebastião Resende tem mantido um interesse por diversos media, tendo produzido ao longo do seu percurso artístico pintura, desenho, animação, livros de artista, diversas modalidades de impressão e fotografia. A sua obra revela uma atitude experimentalista, que resulta num encontro de processos de pesquisa que pretende comentadores da contemporaneidade.

por: Teresa Pizarro
in: http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/molduras/?k=Sebastiao-Resende.rtp&post=20087

Categoria: Desenho, Escultura, Fotografia, Pintura
País/Cidade: ,
© Copyright 2010 - 2019 Sebastião Resende . Site por 43LC WebStudio.